Publicado em 11/21/2014

Entrega de carteiras e palestra da Semana da Conciliação marcam a noite de quinta-feira

Na ocasião, 22 advogados e 15 estagiários receberam a carteira da Ordem

A noite da última quinta-feira, 20, foi marcada pela solenidade de entrega de carteiras aos novos advogados e estagiários da 13ª Subseção da OAB/MG. Os paraninfos da turma foram o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região Dr. Ricardo Antônio Mohallem e o advogado da OAB/MG Dr. Otávio Vieira Tostes. Na ocasião, aconteceu também a palestra da Semana da Conciliação, proferida pelos paraninfos da turma.

A solenidade começou com uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. O presidente da 13ª Subseção Dr. Egmar Sousa Ferraz destacou a importância da data. “Respeitar o ser humano na essencial do que ele é por dentro, é isso que nos interessa, é isso que interessa a Ordem dos Advogados do Brasil. A homenagem é eterna a todos aqueles negros que morreram na luta pela igualdade, a homenagem é a todos negros que continuam lutando em busca da igualdade e principalmente a justiça social”, enfatizou Ferraz.

O presidente da Comissão da OAB Jovem, Dr. Thiago Barbosa de Oliveira, parabenizou aos novos profissionais e lembrou que a solenidade marca o encerramento de um ciclo. “Hoje, os senhores deixam de serem estudantes de graduação e passam a profissionais”, destacou.

Após o juramento dos 22 advogados e 15 estagiários, os paraninfos da turma abordaram a importância da conciliação no universo jurídico. O desembargador Dr. Ricardo Antônio Mohallem destacou que a conciliação é a busca da harmonia. “O sentido que tem a conciliação é de reconciliação, de retornar o estado de harmonia anterior ao processo”, explicou Mohallem. O paraninfo Dr. Otávio Vieira Tostes abordou o papel do advogado na conciliação. “O papel do advogado no primeiro momento é entender que a conciliação não se limita ao acordo, a conciliação visa por fim, apaziguar os ânimos das partes envolvidas”, explicou.

 


  Dr. Otávio Vieira Tostes, Dr. Ricardo Antônio Mohallem, Dr. Marco Aurelio Marsiglia Treviso e Dr. Egmar Sousa Ferraz


Semana da Conciliação


Promovida pela seccional mineira em parceira com a Justiça do Trabalho de Minas Gerais, entre os dias 17 e 19 de novembro, o evento passou pelas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Governador Valadares. O evento encerra-se hoje, 21 de novembro, em Uberaba.