Publicado em 12/22/2014

OAB Uberlândia realiza sonho de interno do Ceseu e dá exemplo de responsabilidade social

Jovem quer ser advogado

Na 13ª Subseção da OAB/MG, a noite de quinta-feira (18) não foi especial apenas para os 47 advogados e 12 estagiários que receberam a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que teve como paraninfo o advogado Dr. Adailson Lima e Silva, mas também marcou Gilberto Filho Santos da Silva. O jovem de 19 anos, que está internado no Ceseu (Centro Socioeducativo de Uberlândia) há um ano e sete meses e tem o sonho de se tornar um advogado.

A diretora do Ceseu, Barbara Accioly, sensível ao sonho do adolescente, entrou em contato com o presidente da Subseção Dr. Egmar Sousa Ferraz, questionando se era possível levar o jovem para conhecer a OAB, como forma de estímulo.

Entretanto, a OAB Uberlândia convicta da sua responsabilidade social e da preocupação da reinserção social proporcionou uma noite inesquecível para o adolescente. Não permitiu a ele simplesmente conhecer a OAB, mas contatou um parceiro do ramo de roupas que prontamente se dispôs a alugar um terno para o jovem participar da solenidade de entrega de carteira. Gilberto esteve na solenidade vestido de terno e gravata e fez parte da mesa de honra. Mas as emoções só estavam começando, pois, a OAB Uberlândia resolveu contratar o jovem para trabalhar na Instituição, garantindo a ele a possibilidade de transformar seu sonho em realidade.

Para que aquele dia se tornasse completo, restava ainda garantir ao jovem um dos maiores bens que possuímos: a liberdade, e o presidente, pessoalmente, diligenciou junto a Vara da Infância e Juventude para que Gilberto fosse colocado em liberdade, uma vez que já havia cumprido a pena. "Dignidade, trabalho e liberdade! Valores que nortearam a histórica noite do dia 18/12/2014. Ao sair de um sistema prisional ou de recuperação, a sociedade simplesmente fecha as portas, negando oportunidade. O presente que a OAB oferece hoje é emprego, dignidade e liberdade. Você [Giberto] não sai para a rua, você sai para trabalhar na 13ª Subseção da OAB", relevou o presidente durante a cerimônia.

O sonho de ser advogado vem desde criança, mas foi um professor do Centro que motivou Gilberto a realizá-lo. "Já é desde moleque, e tem um professor lá no Ceseu que está estudando Direito e falou para mim: Cara, muda de vida, estuda. Ai, eu peguei o exemplo dele e decidir que vou estudar, vou fazer de tudo para ser um cidadão honesto", revelou Gilberto que ao saber do emprego oferecido pela 13ª Subseção não conteve as lágrimas.

Bárbara Accioly revela que o jovem sempre esteve envolvido nas atividades do Centro. "O Gilberto se destacou pela força de vontade, pelo envolvimento na escola, é um menino que tem dedicado muito aos estudos. Ele se destaca porque vai atrás dos sonhos. Isso chamou atenção", afirma Barbara.

Além da liberdade e emprego, o jovem Gilberto vai terminar os estudos regulares, para poder realizar seu sonho: Estudar em uma faculdade, no curso de Direito, e finalmente se tornar ADVOGADO.