Publicado em 07/16/2015

SHAMA mobiliza entidades e órgãos para criação do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de LGBT

Comissão de Diversidade Sexual participou do encontro

Na sexta-feira (03), o Grupo SHAMA, entidade de defesa dos direitos LGBT de Uberlândia, promoveu uma reunião, com entidades, órgãos públicos e parceiros, para a discussão sobre o plano de criação do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de LGBT, na cidade de Uberlândia, em caráter regional.

Os casos de violação dos direitos da população LGBT têm aumentado exponencialmente. Este cenário é preocupante, visto que o país já é considerado líder mundial nos casos de homofobia e transfobia. Nos casos da transfobia em que, segundo o The Transgender Murder Monitoring Project, o Brasil é responsável por 40% dos assassinatos ocorridos no mundo. “Diante deste cenário, precisamos com urgência de políticas de assistência e que assegure os direitos da população LGBT. E, para isso, está sendo buscado comprometimento do poder público em dialogar com a sociedade civil organizada para buscar soluções conjuntas na mudança deste cenário”, explica a presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB Uberlândia, Dra. Julice Rodrigues.

A proposta da criação do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de LGBT, na cidade de Uberlândia, foi amplamente discutida e aprovada durante a 1ª Conferência Municipal de LGBT de Uberlândia, realizada no ano de 2011.

Além do presidente do Grupo SHAMA, Edmar Sierota, participaram da reunião, a diretora regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Gleide Starling Diniz; o coordenador do Núcleo de Diversidade Sexual (NUDS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sr. Marcos André Martins; a presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB Uberlândia, Dra. Julice Rodrigues; as defensoras públicas do Estado de Minas Gerais, Dras. Bárbara Bissochi e Cyntia Bassetto; e Márcia Santana, representante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Uberlândia.