Publicado em 11/23/2015

Eleição OAB/MG: Antônio Fabrício é eleito presidente

Chapa “Advogado Valorizado em Minas e no Brasil” conquistou mais de 90% dos votos

O advogado Antônio Fabrício de Matos Gonçalves foi eleito, pelos 70 mil advogados mineiros aptos a votar, o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais. Pela primeira vez, desde a instituição das eleições diretas na OAB/MG, a eleição contou com chapa única, denominada “Advogado Valorizado em Minas e no Brasil”. Somente em Belo Horizonte, cerca de 15 mil advogados compareceram às urnas e referendaram o nome de Antônio Fabrício.

No interior, os pleitos aconteceram em 217 subseções. Luís Cláudio Chaves, atual presidente da OAB/MG, foi eleito conselheiro federal da OAB mineira. Com isso, a candidatura de Luís Cláudio Chaves à diretoria do Conselho Federal da OAB está viabilizada.

Entre as principais propostas da chapa estão: ampliar e descentralizar a estrutura profissionalizada de defesa das prerrogativas do advogado; implantar a terceira fase do Programa Revitalizar (melhoria na infraestrutura de salas de advogados em instituições da Justiça); regionalizar a OAB; intensificar a interiorização das ações da OAB; lutar pelos honorários de sucumbência na Justiça do Trabalho; lutar pelo piso salarial do advogado; manter o valor da anuidade entre as mais baixas do país, entre outras.

Currículo

Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, natural de Brasília de Minas, completou este ano 46 anos de idade e é advogado militante há 23 anos. Advogado trabalhista, professor de Direito Processual do Trabalho da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica e professor de Direito do Trabalho também da PUC Minas desde 1999.

Possui graduação em Direito e mestrado em Direito do Trabalho (ambos pela PUC Minas), Doutorando em Direito do Trabalho na UFMG e pós-graduado em direito de empresa.

Na OAB/MG exerceu os cargos de conselheiro por dois mandatos (1999/2000 e de 2001/2003); foi dirigente da Escola Superior Advocacia (ESA/MG) por três mandatos (1998/2000, 2000/2003 e 2006/2009); membro das comissões de Exame da Ordem (1998/2003); de Seleção e Inscrição (2000/2003) e tesoureiro da OAB/MG nos dois mandatos do presidente Luís Cláudio Chaves (2010/2012 e de 2013 até os dias atuais), além de professor da ESA há 17 anos.

Presidiu a Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT) entre 2012 e 2014, atualmente é diretor da Associação; membro do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG); membro direto da Escola Nacional de Advocacia (ENA) e do Conselho Federal da OAB (2006/2009); integrante da Associação Americana de Juristas – AAJ (Argentina); membro da Associação Luso-Brasileira dos Juristas do Trabalho – Jutra (Brasília e Coimbra); membro oficial da delegação brasileira à Conferência da OIT de 2014 (Genebra), além de autor de diversas obras jurídicas.

Também foram eleitos pela advocacia mineira: Helena Delamonica (vice-presidente); Gustavo Chalfun (secretário-geral); Sérgio Leonardo (tesoureiro); Charles Vieira (secretário-geral Adjunto). Os advogados: Fabrício Almeida (diretor institucional) e Adriano Cardoso (tesoureiro Adjunto) compõem a diretoria.

Acesse o link  e veja a chapa completa.