Publicado em 05/20/2016

A negligência familiar na violência sexual contra criança e adolescente é tema de encontro

Atividade foi promovida pela OAB Uberlândia

No dia 18 de maio comemora-se o dia de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para refletir sobre essa importante data, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da OAB Uberlândia promoveu a segunda edição do Seminário Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no dia 18 de maio e reuniu cerca de 200 participantes.

A temática abordada foi a Negligência Familiar como fator de risco. “A violência sexual intrafamiliar é um problema grave e crescente em nossa sociedade, o que contraria a ideia de que o lar é um local onde a criança supostamente estaria protegida de toda violência. O evento proporcionou uma reflexão sobre o tema, procurando inserir um debate jurídico e psicanalítico sobre o abuso sexual intrafamiliar”, explica a presidente da Comissão Dra. Marlla Rocha.

A noite iniciou com a peça teatral “Ninguém me vê”, encenada por Missão - Grupo de Jovens Voluntários. A apresentação destacou a violência sexual no âmbito familiar e as conseqüências deste ato.

O seminário contou com a palestra da delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento e Orientação da Criança e do Adolescente, Dra. Gabriela Garcia Damasceno, e do jurista, Procurador Federal Aposentado, psicanalista e conferencista, Dr. Emerson Odilon Sandim.

Os participantes receberão um certificado de três horas/aula, que podem ser retirados na secretaria da sede a partir do começo de junho. Durante o congresso, cada participante doou um litro de leite que será repassado a instituições filantrópicas cadastradas na OAB Uberlândia.