Publicado em 12/21/2016

Presidente da Comissão de Cultura é eleita para compor o Conselho Estadual de Política Cultural

Uberlândia terá três representantes no Conselho para o próximo biênio 2017-2018

A presidente da Comissão de Cultura da 13ª Subseção OAB/MG, Dra. Katia Bizinotto, atriz e advogada, assumirá como titular, a cadeira de “Entidades de Trabalhadores e Entidades Empresariais”. Além de Katia Bizinotto, a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, terá mais 02 representantes no Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec-MG): o músico Ênio Bernardes representará a música como membro suplente; e o dançarino Alexandre Molina foi reconduzido como titular pelo próprio Consec, no segmento “Dança”. A eleição foi realizada em todo o estado, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, via internet. Todos os cidadãos portadores do título de eleitor registrados em Minas Gerais puderam votar.

O pleito foi marcado pela democratização na participação popular e pelo recorde de votação. Sabendo da importância desse espaço de reflexão sobre políticas públicas da cultura, a sociedade correspondeu às expectativas e participou ativamente da eleição. Ao todo, 4269 cidadãos – número recorde desde a criação do Consec – oriundos de 212 municípios mineiros escolheram representantes para os 14 segmentos culturais. A renovação de 64% entre os titulares da sociedade civil e a imensa participação dos cidadãos no segmento de cultura afro-brasileira – a mais expressiva, que contabilizou 911 votos - também foram fatores de destaque da eleição, totalmente feita pela internet. O resultado foi divulgado na 19ª reunião do Conselho, realizada nesta segunda (19), e a publicação no Diário Oficial do Estado acontece nesta quarta (21).

O Consec

O Consec é um órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura que auxilia na criação de condições para que todos mineiros exerçam seus direitos culturais e tenham acesso aos bens culturais.

Devido à sua composição paritária, o Consec atua como uma instância da sociedade civil junto ao poder público. Compete ao Conselho: acompanhar a elaboração e a execução do Plano Estadual de Cultura; manter instâncias de discussão com as associações representativas de artistas e produtores culturais; contribuir para a integração entre os órgãos públicos e entidades do setor cultural; manifestar-se sobre programas regionais de incentivo, gestão de acervos culturais entre outros.

O Conselho é formado por representantes dos segmentos: Audiovisual e Novas Mídias; Culturas Populares Tradicionais e Folclóricas; Culturas Afrobrasileiras; Dança; Circo; Design e Moda; Entidades de Trabalhadores e Entidades Empresariais; Literatura; Livro e Leitura; Museus e Artes Visuais; Música; Patrimônio Material e Imaterial; Produção Cultural e Teatro.

*Informações de Érica Magalhães - Assessoria de Imprensa do Grupontapé de Teatro