Publicado em 03/17/2017

OAB Uberlândia promove ação em comemoração ao Dia do Consumidor

Atividade teve a parceria do Procon e da CDL

Em comemoração ao dia mundial do consumidor, a OAB Uberlândia promoveu a campanha Consumidor, conheça os seus direitos. A atividade contou com o apoio do Procon e da Câmara de Dirigentes dos Lojistas (CDL) e aconteceu no dia 15 de março, na praça Tubal Vilela.

A OAB Uberlândia, por meio das Comissões Direitos do Consumidor e OAB Jovem, e o Procon realizaram orientação jurídica gratuita sobre os direitos do consumidor e a CDL promoveu consulta ao Serasa e cadastro de currículos. As ações tiveram como objetivo conscientizar o cidadão dos seus direitos e principalmente sobre os direitos consumeristas.

O presidente da Comissão Direitos do Consumidor, Dr. Luis Humberto Ferreira de Athaydes, revela que foram realizados mais de 500 atendimentos entre as três instituições. “Nesta edição do evento todas as nossas expectativas foram superadas, tendo em vista o número expressivamente maior de cidadãos que buscaram as orientações ofertadas, a grande fluidez com que transcorreu todo o evento, bem como, o comprometimento e a forte afinidade com nossos apoiadores, refletem claramente o enorme sucesso do evento”, destaca Athaydes.

Sobre a data

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído em 15 de março de 1983, em homenagem a um discurso feito (na mesma data só que em 1962) pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Durante exposição, o líder americano salientou que "Consumidores somos todos nós" e lembrou os direitos que os consumidores deveriam ter quanto à segurança, à escolha, à informação e a serem ouvidos. Por conta disso, vários países começaram a debater o assunto e transformaram o resultado de suas afirmações em objetos de estudos relacionados às relações de consumo. E foi justamente em virtude desse fato histórico que a data passou a ser considerada importante na luta pela defesa dos diretos dos consumidores no mundo todo.

*Com informação da Ascom Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Clique aqui para acessar as fotos do evento.