Publicado em 02/02/2018

Sala da OAB no Palácio da Justiça é Inaugurada

Fruto da união da OAB Uberlândia, OAB MG, TJMG possibilitou a concretização da obra.

                  


Nesta quarta-feira (31/01), aconteceu a cerimônia de Inauguração da Sala de Apoio ao Advogado – Dr. Flávio Hermogénes Toledo – com a presença do Presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia, da diretoria da Seccional Mineira, representada pelos diretores, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, Presidente, Charles Fernando Vieira da Silva, Secretario Geral Adjunto, Adriano Cardoso Silva, Tesoureiro Adjunto, Fabrício Souza Cruz Almeida, Diretor Institucional, além do Presidente da Caixa de Assistência da OAB/MG, Sergio Murilo Diniz Braga, do Conselheiro Federal, Eliseu Marques de Oliveira e de toda a Diretoria da 13ª Subseção da OAB/MG.


Diversos Presidentes de Subseções da região, Conselheiros Seccionais, Conselheiros Subseccionais, Membros da Escola Superior de Advocacia, Delegados de Prerrogativas, Presidentes e Membros de Comissões da OAB Uberlândia, autoridades civis e militares, Advogados de Uberlândia, Serventuários e a família do saudoso colega e ex- presidente homenageado se fizeram presentes e conheceram o novo espaço de apoio aos advogados.


A obra foi idealizada pela Subseção de Uberlândia em parceria com a OAB/MG, com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com o objetivo de oferecer condições dignas de trabalho. Em um ambiente climatizado e com maior privacidade e segurança, o advogado terá a sua disposição 10 terminais de consulta, duas salas para atendimento, serviço de cópias e scanners.


A presidente da OAB Uberlândia, Dr. Ângela Parreira iniciou seu discurso com um agradecimento especial ao juiz Diretor do Foro de Uberlândia, Dr. Lourenço Migliorini da Fonseca Ribeiro, e ao Desembargador Superintendente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Carlos Henrique Perpétuo Braga pelo empenho em promover a gestão junto à direção do TJMG para que o espaço cedido a OAB fosse adequado à necessidade da advocacia Uberlandense, vez que inicialmente o espaço cedido era bem menor.
Ainda em sua fala a Presidente citou “Não poderia deixar de agradecer ao nosso eterno Presidente, Eliseu Marques de Oliveira, que com seus passos calmos, pacientes, e sua desenvoltura política institucional, e sua sabedoria nos incentiva sempre a lutar em prol da advocacia”.


A presidente destacou ainda o importante papel do saudoso colega e homenageado, Dr. Flávio Hermogénes Tolêdo, que como advogado militante deixou um grande exemplo a toda a Classe, por sua ética e conduta ilibada, será sempre um modelo a ser seguido.


Ao final de suas palavras Ângela reforçou a importância e gratidão por sua Diretoria e pelos funcionários da 13ª Subseção da OAB/MG, e aos servidores pelo TJMG.
Em seguida o Juiz e Diretor do Foro, Dr. Lourenço Migliorini da Fonseca Ribeiro, proferiu sua fala destacando “estou juiz, mas sou advogado” e ainda,” que nesta tarde constatei que apesar desta sala ser a maior do estado, com exceção da capital, que ela ainda está pequena, e que já está sendo negociado com o Tribunal a expansão do espaço que hoje abriga a sala recém-inaugurada”.


Em ato contínuo, o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Sérgio Murilo Diniz Braga, saudou os presentes, destacando “momentos como estes são caros para a advocacia e que um espaço como este está à altura do que o advogado merece, do que a advocacia merece e a sociedade merecem”. O presidente agradeceu ainda ao Poder Judiciário pela parceria, parabenizou a OAB MG pela realização de mais este projeto, e destacou “que somos apenas realizadores de inspirações da advocacia”.


“Hoje a OAB está em roupa de gala, hoje a OAB recebe a maior sala de atendimento para os Advogados no interior do Estado, no Tribunal de Minas Gerais, hoje recebemos a presença do Presidente da OAB Nacional, dada a importância desta inauguração desta sala e a importância da advocacia de Uberlândia. Obrigada ao Conselho Federal que tem olhado muito por Minas Gerais”, disse o Presidente da OAB/MG, Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, que cumprimentou ainda a Presidente da OAB Uberlândia, Ângela Botelho, destacando seu importante papel como liderança feminina, o trabalho desenvolvido em prol da advocacia, e pelo respeito de toda advocacia não apenas de Uberlândia, mas de todo o estado. O Presidente registrou ainda a parceria com a CAA da OAB/MG, e agradeceu ao TJMG, na pessoa do Diretor do Foro.


Finalizando os discursos, o Presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, iniciou seu pronunciamento parabenizando o presidente da Seccional Mineira pelo trabalho desenvolvido junto à OAB Mineira, destacando em sua fala “me identifico muito mais a presidência, estando efetivamente presente em todo estado, em todo Brasil, estando em uma Subseção, isso me deixa extremamente feliz e realizado por exercer a presidência da OAB não em um gabinete, mas estando efetivamente presente nas Subseções, e estar hoje em Uberlândia me deixa muito feliz”.


O presidente destacou ainda a importância do trabalho desenvolvido pela Diretoria da OAB de Uberlândia, através de sua presidência, na pessoa da Dra. Ângela Parreira, e que se vê que o trabalho desenvolvido pela Subseção é de fato diferenciado, ampliando seus agradecimentos ao Conselheiro Federal, Dr. Eliseu Marques de Oliveira, citando-o como “fundamental no apoio, na ação, na permanente disponibilidade no Conselho Federal da OAB” e que o estado de Minas Gerais, juntamente com o co-presidente, Luís Cláudio da Silva Chaves, está muito bem representada, juntamente com o Dr. Eliseu Marques e que tem a honra de tê-lo como amigo.


Finalizando sua fala, registrou seus agradecimentos ao Sérgio Murilo Diniz Braga, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/MG, ao Conselheiro Seccional e Diretor de Regionalização, Egmar Sousa Ferraz, ao Diretor do Foro de Uberlândia, Lourenço Migliorini da Fonseca Ribeiro e demais autoridades presentes. Por fim, proferiu “A Ordem dos Advogados do Brasil seja pelo Conselho Federal da OAB, por suas Seccionais, Subseções jamais se descuidou da essência das atividades da OAB, ou seja, a Defesa das Prerrogativas do Advogado, e esta sala demonstra isso, o trabalho incansável da Ordem dos Advogados do Brasil”.


Ao final da solenidade foi descerrada a placa de inauguração da nova Sala de Apoio ao Advogado no Palácio da Justiça Rondon Pacheco – Fórum Abelardo Penna, com as palavras de agradecimento pela homenagem prestada ao Dr. Flávio Hermogénes Tolêdo, proferidas pelo seu filho e advogado, Dr. Robson Davi de Lacerda Toledo, representando a todos os familiares.