Publicado em 08/09/2018

Iolanda Velasco de Andrade recebe Comenda Jacy de Assis

Solenidade faz parte das festividades em comemoração ao mês do advogado

Iolanda Velasco de Andrade recebe Comenda Jacy de Assis
Solenidade faz parte das festividades em comemoração ao mês do advogado

A Comenda do mérito da Advocacia Professor Jacy de Assis tem com intuito agraciar profissionais que, em razão de sua atividade, se destacaram no contexto sócio jurídico prestando serviços relevantes à advocacia e à sociedade. No triênio 2016/2018 da OAB Uberlândia, a escolhida para a homenagem foi a advogado Dra. Iolanda Velasco de Andrade. A solenidade aconteceu no dia 08 de agosto e fez parte das festividades em comemoração ao mês do advogado.

A homenageada desta gestão é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Uberlândia em 23/04/1973. Em 17/06/1974 recebeu sua carteira definitiva da OAB/MG, exerceu atividades no período de 1974 a 1980, em Escritório de Advocacia; após, passou a integrar o quadro de orientadores do Curso de Prática Jurídica da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, aos acadêmicos do 4º e 5º anos do curso de Direito; em março de 1994 recebeu nomeação para a Procuradoria Federal da Universidade Federal de Uberlândia, ocupando o cargo de Procuradora Federal; aposentou-se em 23 de abril de 1995 voluntariamente; em 28/05/1997 passou a integrar o quadro da ANPF – Associação Nacional dos Procuradores Federais - com sede em Brasília, atuando como representante da Instituição por seis anos; junto a OAB Uberlândia atuou como Diretora Secretária Geral – Gestão 1998/2000, sob a Presidência de Roberto Matos de Brito; Diretora Secretária Geral – Gestão 2004/2009, sob a Presidência de Eliseu Marques de Oliveira e como Assessora Especial da Presidência – Gestão 2010/2012, sob a Presidência de Egmar Sousa Ferraz.

Na entrega da Comenda, a homenageada, muito emocionada, agradeceu a homenagem e  expressou a todos sua felicidade por receber tal honraria.

A presidente da OAB Uberlândia, Dra. Ângela Botelho, em seu discurso agradeceu a todos os presentes e destacou o importante trabalho realizado pela advogada em prol da advocacia, citando “A Comenda do Mérito da Advocacia Professor Jacy de Assis concedida a Dra. Iolanda Velasco de Andrade foi uma decisão unanime da Diretoria da OAB Uberlândia, e com anuência da Seccional Mineira. Falar da Dra. Iolanda, nossa Iolanda, muito me emociona, pois sua conduta sempre foi pautada pelo respeito e seriedade, defendendo o jurisdicionado carente, lutando em prol dos servidores públicos, oferecendo apoio aos acadêmicos de direito, na função de procuradora da Universidade Federal de Uberlândia. Tive o privilegio de estar ao seu lado, iniciando minhas atividades junto à OAB, e pude aprender com você como ser uma diretora da OAB comprometida e transparente, você Iolanda, sempre nos trouxe um senso de equilíbrio e sabedoria e marcou nossa gestão, seus gestos como pessoa e profissional, são exemplos para nossa classe”, apresentou Ângela.

O conselheiro Seccional e diretor de regionalização, Dr. Egmar Sousa Ferraz, na noite de ontem representando o presidente da OAB/MG, Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves também fez uso da palavra, destacando “para o Presidente da OAB/MG, Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, esta é a mais justa homenagem já prestada”. Egmar Ferraz ressaltou ainda a importância da Dra. Iolanda em sua gestão, e finalizou “Dra. Iolanda você é a maior liderança junto à OAB que já tive o prazer de conviver e obrigada por ter o privilégio de ser iluminado por sua luz”.

Finalizando os discursos da noite, o conselheiro federal, Dr. Eliseu Marques de Oliveira, muito emocionado iniciou seu discurso “o destino nos dá a família, mas somos nós que escolhemos nossos amigos, por isso às vezes, a amizade é mais forte que os laços sanguíneos, e é isso Iolanda que sinto por você. Você, Iolanda, sempre teve um papel decisivo em minha gestão, e esta Comenda que você recebe agora, merecidamente ofertada por esta Diretoria, é uma justa homenagem por toda sua conduta de vida, sua luz, seu coração generoso, sua luta em prol da advocacia, por seu carisma e tudo que representa para nós e para a Advocacia Uberlandense”.

A Comenda é entregue a cada três anos e esta foi a terceira edição. O primeiro agraciado foi o advogado Dr. Sebastião Camargo Guimarães que, o segundo homenageado foi o advogado, Dr. João Alberto de Carvalho Luz que recebeu a homenagem em 2015.