OAB Minas lança cartilha com orientações para os consumidores sobre a Black Friday

Entre as orientações que a cartilha destaca estão cautela e planejamento para que os consumidores evitem o endividamento, além de alerta para promoções oferecidas que podem trazer riscos e até mesmo esconder golpes

A OAB-MG, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, disponibilizou uma cartilha com orientações sobre a Black Friday - para conscientização dos consumidores que irão realizar compras nesse período.

Entre as orientações que a cartilha destaca estão cautela e planejamento para que os consumidores evitem o endividamento, além de alerta para promoções oferecidas que podem trazer riscos e até mesmo esconder golpes. E é nesse prisma que a comissão e os Procons de Minas elaboraram essas dicas para que o consumidor aproveite a promoção e evite se tornar vítima de criminosos virtuais.

Os problemas mais comuns no comércio eletrônico são a não entrega ou o atraso na entrega de produtos, produtos com vício de qualidade ou diferentes dos que foram adquiridos, além de sites falsos.

Para evitar aborrecimentos é importante que o consumidor, antes de efetuar a compra, verifique a idoneidade da empresa e analise sua reputação em sites como o "Reclame Aqui" e o "Consumidor.gov", bem como os comentários do "Google", por exemplo.

Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MG, Thiago Augusto de Freitas, "sem dúvidas o evento Black Friday é de grande importância tanto para o comércio quanto para os consumidores. A grande preocupação é com as várias fraudes, especialmente no campo virtual, bem como com as falsas promoções, com a qualidade dos produtos e serviços ofertados. Assim, a orientação é que se pesquise bastante antes de comprar, não só preço mas a qualidade. E acima de tudo fazer um autoquestionamento: eu preciso? Eu posso pagar? Não vale a pena criar endividamento para uma satisfação de uma compra em promoção".