E PROMOVE "AULÃO NA OAB" EM UBERLÂNDIA
ESA UBERLÂNDIA TROCA EXPERIÊNCIAS EM SP
E PROMOVE, DE FORMA PIONEIRA NO PAÍS, O "AULÃO NA OAB" EM UBERLÂNDIA
Por Claudia Zardo
O núcleo em Uberlândia da Escola Superior de Advocacia de Minas Gerais está em plena atividade criativa e intelectual. No mês de abril o Coordenador do Núcleo em Uberlândia, Dr. Gilson Flávio de Paiva Montes, esteve na capital paulista para trocar experiências e conhecer a sede da ESA-SP. Ao retornar, registrou para os demais membros algumas das idéias inovadoras que foram apresentadas a ele. Em contrapartida, uma outra idéia inovadora, desta vez moldada para a cultura dos mineiros , foi posta em prática pela ESA Uberlândia: o " Aulão na OAB".
Na OAB/SP, Dr Gilson foi recepcionado pela Dra. Ana Vieira - Coordenadora Geral - que mostrou a ele como funciona a estrutura e a organização da Seccional. Dr. Gilson teve acesso ainda às aulas de especialização que aconteciam na sede da OAB/SP e à estrutura que é disponibilizada pela Seccional para alunos dos cursos de Direito.
Segundo o Coordenador, em São Paulo vários temas de interesse da advocacia nacional foram debatidos, bem como a troca de algumas experiências entre os dois Estados contribuirão com o norte para alguns passos a serem dados no futuro.
"Fiquei muito contente em conhecer o modelo posto em prática pela ESA-SP e mais ainda ao constatar a competência na gestão daquela instituição que, muito embora tenha havido corte no percentual repassado às ESA's do Brasil, com criatividade e competência, tem mantido o nível de excelência na prestação dos serviços aos seus alunos", completou.
Já em Minas Gerais a Escola Superior de Advocacia, através do seu Núcleo Uberlândia, também dá exemplo de como a criatividade pode fomentar uma melhor qualidade de ensino para os jovens e futuros advogados mineiros.
De forma pioneira, os alunos das oito faculdades de Direito em Uberlândia-MG (UFU, Católica, Uniube, Unitri, Uniminas, Politécnica, Unipac e Esamc) se reuniram no primeiro " Aulão na OAB". A atividade extracurricular aconteceu no sábado (24/04/08). O anfiteatro da sede subseccional teve quase a sua lotação esgotada, recebendo acadêmicos interessados em aprender mais sobre o Direito Constitucional.
Como inscrição para o evento, os acadêmicos trouxeram um litro de leite por período que será doado a instituições de caridade em momento próprio e aos participantes é fornecido certificado de horas extracurriculares (05 horas por período de participação).
Outros temas, sempre correlatos à grade educacional do Direito, serão tratados no projeto e cada uma das oito faculdades enviará seu melhor profissional para ministrar a aula proferida sempre no último sábado de cada mês.
"Muito embora alguns possam pensar que a Escola Superior de Advocacia não tenha como objetivo a realização de projetos acadêmicos diretamente com os estudantes de direito, entendo que o conhecimento jurídico deve ser tratado sem fronteiras e, nessa linha de raciocínio, é nosso dever a busca incansável pela melhoria do ensino jurídico diretamente na sua base. Devemos, também, sonhar com um pólo de excelência em ensino superior em Uberlândia-MG, momento em que conseguiremos operadores do Direito devidamente qualificados para a profissão jurídica a que vierem escolher." , explica e conclui Dr. Gilson Montes.
Dr. Gilson Montes dá as boas vindas aos participantes e inicia a jornada do "Aulão na OAB"