Publicado em 05/12/2011

OAB na Escola é um sucesso

Projeto levou informações a estudantes do bairro Aclimação. Ação promovida pela OAB Jovem teve cobertura da mídia

A Comissão OAB Jovem, da 13ª Subseção da OAB/Uberlândia iniciou o projeto OAB na Escola na última quarta-feira (11/05). A primeira edição do ano aconteceu na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubtischeck, no bairro Aclimação, reunindo mais de 100 alunos para as aulas sobre Direito, que são oferecidas pelos advogados.

O presidente da OAB/Uberlândia, Dr. Egmar Sousa Ferraz, fez uma palestra sobre Advocacia, e explicou questões de cidadania aos adolescentes. "Ter cidadania é pensar coletivamente projetos para melhorar a sociedade. O que nós estamos fazendo para mudar a realidade?", questionou. Os adolescentes prestavam atenção e alguns demonstravam ter interesse na profissão de advogado. O presidente concluiu a palestra de 50min explicando que a vida não é feita só de direitos, muito pelo contrário, que todos têm que saber os deveres como cidadão. "Queremos uma sociedade boa, só teremos isso se formos unidos e praticarmos ações que melhorem nossa vida", concluiu.

A advogada membro da Comissão OAB Jovem, Soraia El Kadi, falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Aos estudantes foram mostradas revistas e jornais com matérias que exemplificam ações que vão contra os direitos da criança e do adolescente, em uma abordagem completa de informação e que instruiu o público da palestra.

Nesta quinta-feira (12/05) outras duas palestras foram realizadas na mesma escola. A próxima edição será no dia 18 de maio, para alunos da Escola Estadual Honório Ribeiro Guimarães. As aulas/palestras do projeto OAB na Escola acontecerão no auditório da Uniube.

A expectativa parar este ano é que o projeto passe por 15 escolas da rede pública de ensino de Uberlândia. O projeto teve um plano piloto no ano passado, cujo sucesso efetivou a realização dessa atitude de instrução e informação ao jovem da cidade em relação ao Direito.

A imprensa local registrou o início das atividades, sendo que as TVs Paranaíba e Vitoriosa fizeram matéria no local. A TV Band fez uma nota sobre o evento e o Site TriânguloMineiro.Com divulgou o projeto. É o reconhecimento do esforço de todos envolvidos por essa importante iniciativa.