Publicado em 04/04/2016

Advogados participam de Ato público em frente ao Juizado Especial

Ação aconteceu na manhã desta quinta-feira em favor do advogado Leonardo Ferreira Nunes

 

Na manhã da quinta-feira, 31, aconteceu um ato público em favor do advogado Leonardo Ferreira Nunes. A ação, promovida pela OAB Uberlândia e a Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), reuniu cerca de 150 advogados em frente ao Juizado Especial.

O presidente da OAB/MG, Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, abriu o desagravo público. “Não se trata de ato contra uma instituição. Não se trata de um ato contra o Ministério Público, porque temos ótimas relações entre a Advocacia e o Ministério Público. Mas, sim, um ato contra uma ação específica de um membro da instituição”, destacou.

Representado a diretoria da OAB Uberlândia, a presidente da instituição, Dra. Ângela Parreira de Oliveira Botelho, agradeceu a presença dos advogados e destacou a luta conjunta entre a Subseção, a Seccional Mineira e o Conselho Federal em defesa às prerrogativas do advogado.

O presidente da Caixa de Assistência do Advogado de Minas Gerais (CAA/MG), Dr. Sérgio Murilo Diniz Braga, enfatizou que a agressão não foi apenas ao advogado. “Não foi agredido um advogado, não foi agredida uma classe que defende a cidadania, mas foi agredida a própria cidadania. Nós somos o instrumento de defesa da sociedade”, lembrou.

O relator do processo de desagravo e conselheiro seccional da OAB/MG, Dr. Felipe Martins Pinto, apresentou o texto do desagravo público em face das agressões físicas e verbais praticadas contra o advogado Leonardo Ferreira Nunes, na sala de audiência do Juizado Especial Criminal da Comarca de Uberlândia, no dia 04 de fevereiro, pelo promotor de justiça Áureo Barbosa Filho. Leia o voto do relator na íntegra aqui. 

Encerrando o manifesto, os advogados com as mãos unidas entoaram o Hino Nacional como um ato simbólico contra a violência.

O desagravo público contou com a participação do presidente da OAB/MG, Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; do Conselho Federal, Dr. Eliseu Marques de Oliveira; do secretário-geral da OAB/MG, Dr. Charles Vieira; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Dr. Sérgio Murilo Diniz Braga; do diretor regional e conselheiro da OAB/MG, Dr. Egmar Souza Ferraz; da presidente da OAB Uberlândia, Dra. Ângela Parreira de Oliveira Botelho; do presidente da Comissão de Prerrogativa da OAB/MG, Dr. Bruno Cândido; do procurador de prerrogativas da OAB/MG, Dr. Cláudio Lemos; do conselheiro seccional (no ato representando todos os conselheiros presentes) Dr. Deiber Magalhães; do relator do processo de desagravo e conselheiro seccional da OAB/MG, Dr. Felipe Martins Pinto e representando todos os advogados o Dr. Leonardo Ferreira Nunes.

Clique aqui e confira imagens do ato público.