SOS Prerrogativas: (34) 9 9993-5555
|Sede da Subseção: (34) 3234-5555
| Locais de Atendimentos | uberlandia@oabmg.org.br | (34) 9 9197-6754Além dos novos integrantes da Alta Direção, foram eleitos integrantes do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura
O desembargador José Arthur Filho será o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no biênio 2022-2024. Ele foi eleito nesta sexta-feira (29/4) durante Sessão Especial do Tribunal Pleno, transmitida ao vivo pelo canal do TJMG no Youtube.
O TJMG, criado pelo Decreto Imperial de 6 de agosto de 1873, elegeu o seu 55º Presidente nos seus 149 anos de existência.
Também foram eleitos os novos integrantes para os seguintes cargos da Alta Direção:
Primeiro vice-presidente – Desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa
Segundo vice-presidente – Desembargador Renato Luís Dresch
Terceiro vice-presidente – Desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta
Corregedor-Geral de Justiça – Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior
Vice-Corregedora-Geral de Justiça - Yeda Monteiro Athias
Para o Órgão Especial foram eleitos os desembargadores:
Adriano de Mesquita Carneiro
Carlos Henrique Perpétuo Braga
Fernando Vasconcelos Lins
Júlio César Lorens
Marco Aurelio Ferenzini
Wanderley Salgado de Paiva
O novo membro do órgão Especial, Quinto Constitucional, Classe de Advogados, será José Marcos Rodrigues Vieira.
Para membro do Conselho da Magistratura foram eleitos:
Dirceu Walace Baroni
Ronaldo Claret de Moraes
Valéria Rodrigues Queiroz
A vaga de membro do Conselho da Magistratura, Quinto Constitucional, classe do Ministério Público, será ocupada por Paulo Calmon Nogueira da Gama.
Votação
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes, conduziu a Sessão Especial do Tribunal Pleno, que elegeu os integrantes para o biênio 2022-2024, da Alta Direção, Órgão Especial e Conselho da Magistratura.
As votações, iniciadas por volta de 9h10 e encerradas às 13h30, ocorreram por meio de urnas, dispostas em quatro cabinas, cedidas e parametrizadas pelo Tribunal Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Do total de 146 desembargadores, 5 fizeram requerimento, com comprovação, pelo Sistema SEI, para realizar a votação virtual, via web, pelos Sistema Helios Voting.
Na abertura o presidente Gilson Lemes explicou o processo de votação que ocorreu na seguinte sequência: Na primeira urna, os desembargadores votaram nos cargos de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, corregedor-Geral de Justiça e vice-corregedor-geral de Justiça. Em seguida a votação foi para seis membros do Órgão Especial, classe da Magistratura; um membro do órgão Especial, vaga da OAB; três membros do Conselho da Magistratura, classe da Magistratura, e um membro do Conselho da Magistratura, vaga do Ministério Público.
Conforme a ordem alfabética, os candidatos inscritos foram identificados com um número correspondente para a votação. A relação dos candidatos ficou disponível, para consulta, no interior das cabinas de votação.
Encerradas as votações o presidente Gilson Lemes, convidou o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, presidente do TRE-MG e o vice-presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Torres Soares para acompanharem a apuração dos votos. Houve segundo escrutínio para os cargos de Presidente, Primeiro vice-presidente e terceiro vice-presidente.
Após a divulgação dos resultados finais, o desembargador José Arthur Filho, eleito novo presidente do TJMG, disse que “ as eleições transcorreram de maneira tranquila, democrática e a minha ideia é harmonizar todos os candidatos”. Acrescentou ainda que “o Tribunal é um só e nós precisamos pacificar e unir o Tribunal cada vez mais”. Ressaltou ainda que: “serei um presidente que irá compartilhar e dividir as responsabilidades, porque todos precisam ajudar já que o Tribunal é muito grande, por isso, precisamos de vários braços e é isso que nós queremos, ou seja, contar com todos”, finalizou.
O atual presidente Gilson Lemes, parabenizou a todos os eleitos, em especial ao desembargador José Arthur Filho, novo presidente, pelo resultado e desejou sucesso na nova gestão. “ Nós fizemos um processo eleitoral muito bonito, uma campanha tranquila e sem agressões e hoje é um momento histórico de democracia no Tribunal onde cada desembargador pôde escolher seu candidato, inclusive com disputa em segundo turno. Ele afirmou ainda que: “ a gente vê que a gestão está sendo bem vista por todos os desembargadores haja visto que aqueles candidatos que nós estávamos apoiando foram eleitos. Portanto, acrescentou “é um reconhecimento a gestão feita por todos nós e eu fico muito feliz com isso”.