Publicado em 11/03/2014

Encontro Jurídico Interinstitucional reunirá faculdades de Direito

Evento acontece em maio de 2015 como pré-abertura do IV Encontro Regional dos Advogados

A 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), com o objetivo de reunir as oito faculdades de Direito da cidade de Uberlândia, promoverá o I Encontro Jurídico Interinstitucional. O evento acontecerá no dia 13 de maio e será a pré-abertura do IV Encontro Regional dos Advogados e do I Encontro Nacional de Dirigentes da OAB que acontecem entre os dias 14 e 16 de maio de 2015, na cidade de Uberlândia.

"O evento marca a consolidação da parceria entre a OAB e as faculdades de Direito, bem como permitirá mostrar para todo o Brasil, o grande potencial de formação jurídica existente em Uberlândia", destaca o presidente da Subseção Dr. Egmar Sousa Ferraz.

O Encontro Jurídico Interinstitucional terá o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) - núcleo Uberlândia. Para Dr. Ricardo Viola, um dos coordenadores da ESA, o encontro permitirá a troca de experiências. "A pretensão do evento é trazer todo mundo para um mesmo rumo, a fim de que os alunos possam interagir uns com outros, os docentes possam interagir uns com outros, para que nós possamos discutir profundamente e cientificamente o fenômeno jurídico. A pretensão é de que realmente façamos um divisor de águas tanto na qualidade do ensino quanto na forma como o ensino jurídico é visto pela comunidade regional", enfatiza Viola.

 

Confira a expectativa dos representantes das faculdades de Direito de Uberlândia:

"Trata-se de um evento que deve marcar completamente a realidade jurídica de Uberlândia, possibilitando a integração de diversas escolas, além de fomentar em âmbito nacional a projeção de Uberlândia em relação às demais OAB".

Edihermes Marques Coelho- Faculdade Esamc

 

"Bom, o apoio da instituição OAB, aliado ao suporte da ESA Uberlândia e de todas as instituições de ensino superior do curso de direito, propiciará que a comarca como Uberlândia, com quase 800 mil habitantes e com oito instituições de direito, seja lançada em um plano de destaque nacional e promovendo ainda a divulgação do conhecimento jurídico".

Moacir Henrique Júnior- Faculdade Politécnica

 

"Eu entendo que é a percepção da prática profissional com maior credibilidade e a oportunidade do aluno junto com os profissionais da advocacia perceber qual o universo que o aguarda na vida profissional. Então, claro, todos os encontros têm esse valor e essa importância da percepção profissional que o aluno espera da profissão. Agora, grandes eventos como esse que se aproxima, promovido aqui pela 13ª, estimulam ainda mais o aluno a desejar a conhecer a prática profissional da advocacia".

Alexandre Corrêa de Espírito Santo- Uniube

 

"Bom, nós ficamos extremamente animados com essa possibilidade de reunir forças, os estudantes e as faculdades aqui de Direito de Uberlândia. Sem dúvida nenhuma a realização de eventos acadêmicos e de eventos com este que acontecerá em maio vem para fortalecer produção científica de qualidade no ensino jurídico".

Gilberto Severino Júnior- Faculdade Pitágoras

 

"Eu acho extremamente importante, na época que a ESA tinha pensado aquele primeiro evento que não deu certo, a gente ficou com uma sensação de frustração e hoje a gente sai daqui esperançoso de que a gente possa fazer uma coisa interinstitucional, envolver todas as instituições, envolvendo o direito e a Ordem. Eu acho que é uma aproximação bacana e a gente precisa disso. Uberlândia merece".

Rosa Maria Annunziata- Faculdade Católica de Uberlândia