Publicado em 07/09/2015

OAB Uberlândia cria Subcomissão Municipal da Verdade sobre a Escravidão no Brasil

Subcomissão está ligada à Comissão de Promoção da Igualdade Racial

A 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG) passa a contar com a Subcomissão Municipal da Verdade sobre a Escravidão no Brasil. A subcomissão está ligada à Comissão de Promoção da Igualdade Racial da 13ª Subseção. O primeiro encontro com os membros aconteceu no dia 29 de junho, na Sede da 13ª Subseção.

Presidida pela advogada Dra. Joana D’arc de Castro, a subcomissão tem como intuito investigar os casos de escravidão que aconteceram em Uberlândia e região. “O Brasil está em um empenho muito grande tanto a nível nacional quanto a nível estadual para levar adiante a construção das provas de que houve escravidão no Brasil. A subcomissão visa um trabalho de recuperação histórica”, explica Joana.

Os membros da subcomissão têm até dezembro deste ano para entregar o relatório parcial das pesquisas. Em 2016, a subcomissão levará o relatório final à Comissão Nacional Verdade da Escravidão Negra.

A Subcomissão Municipal da Verdade sobre a Escravidão no Brasil é composta pelo Dr. Alex Vinicius Dias; Dra. Edilaine Cristina da Silva Pereira; Dr. Fernando Pessoa; Dra. Geysa Cristyna Andrade Martins; Dra. Graciemilia Ferreira Silva; Dr. Joaquim Miguel Reis, Dr. Luiz César Machado de Macedo; Dr. Marcos Gonçalves Silva de Uru; Dra. Regina G. Damasceno Nunes; e os colaboradores Almerinda M. J. Dias e Carlos Abel da Silva.