Publicado em 06/08/2017

Comissão de Igualdade Racial realiza cine debate em escola

Atividade aconteceu na Escola Municipal Eurico Silva

Os integrantes da Comissão de Promoção da Igualdade Racial promoveu no dia 07 de junho um cine debate na Escola Municipal Professor Eurico Silva. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistiram ao filme Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil.

Para a presidente da Comissão, Dra. Edilaine Silva, a atividade teve como intuito discutir a questão racial, além dos muros da OAB Uberlândia. A atividade também contou com a participação dos advogados Dra. Andrea Morais da Silva Santos, Dr. Guilherme Avelar Guimarães, Dra. Graciemilia Ferreira Silva, Dra. Kelly Batista Ferreira e Dr. Levindo Roberto Pereira Filho e das professoras Angela Maria Bernardes Hemelson e Maria Cristina da Silva

Sobre o filme*

Produzido por Belisário Franca, o filme mostra a história de 50 meninos negros e órfãos que foram levados para uma fazenda em Campina do Monte Alegre-SP. Por uma década, as crianças, foram submetidas a uma escolaridade precária, a uma educação baseada em longas jornadas de trabalho agrícola e pecuário sem remuneração. Os meninos que eram identificados por números e foram submetidos a cárcere, a castigos físicos e a constrangimentos morais em fazendas de membros da cúpula da Ação Integralista Brasileira, também adeptos declarados do nazismo.

O filme foi baseado na tese “Educação, autoritarismo e eugenia: exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-1945)” de Sidney Aguilar Filho.

*Informações retiradas do site de divulgação do filme Menino 23, clique aqui para acessá-lo.