Publicado em 03/22/2018

Prefeitura de Uberlândia inicia campanha de multivacinação nas escolas

22/03/2018

A Diretora Adjunta da OAB Uberlândia e membro da Comissão de Saúde e Bioética da OAB Uberlândia Denisgoreth Neves de Oliveira, esteve presente na manhã dessa quinta-feira (22) no lançamento da campanha de multivacinação nas escolas, realizada na Sala de Reuniões no gabinete do Prefeito.

Na ocasião o prefeito Odelmo Leão anunciou o início de uma Campanha de multivacinação contra HPV, Meningites e Tríplice Viral. A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia dá sequência às ações do programa Cuidar antes, viver melhor e foi instituída para sensibilizar a comunidade sobre a importância da imunização na juventude. A partir do dia 26 de março, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizarão uma busca ativa em 84 escolas municipais e estaduais, para detectar quais dos mais de 50 mil alunos do ensino fundamental e médio precisam colocar o cartão em dia.

Uma atitude que garante a proteção e reforça o cuidado do Município com a saúde dos garotos e garotas de Uberlândia. “A vacina é a única maneira de evitar essas doenças. Todos precisam se imunizar e é por isso vamos até as escolas, para nos certificar que os jovens estejam protegidos. É nosso dever com a comunidade, com as famílias e com os jovens”, apontou o prefeito Odelmo Leão.

Até o dia 13 de abril, cerca de 850 profissionais da atenção primária visitarão as unidades de ensino para vacinar as crianças e adolescentes.Doses contra HPV, meningite C e Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, serão ministradas durante a campanha.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, as vacinas são seguras, gratuitas e eficazes na prevenção. “Nosso objetivo é garantir a proteção de todos aqueles que vivem em Uberlândia, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Estudamos estratégias para cada um dos grupos e, para atingir esse público em específico, decidimos facilitar o acesso, criar um método de vacinação itinerante e fazer com que os jovens entendam a importância de se imunizar”, enfatizou a coordenadora.

Ainda de acordo com Claubia, a ação é oportuna diante da necessidade de reforçar a cobertura vacinal de enfermidades como sarampo, meningite e caxumba. “A meningite tem aparecido em adolescentes, sendo que era mais frequente em crianças menores de cinco anos. Já a caxumba e o sarampo chegaram a ter a circulação do vírus interrompida no país e, agora, reapareceram. Esses casos pedem que a nossa atenção seja redobrada para evitar novos registros e a vacina é a única forma de prevenção”, explicou.

Na data em que ocorrer a ação na escola, o adolescente deverá levar seu cartão de vacinação. Caso tenha perdido, será fornecido um novo cartão. É fundamental que a criança e o adolescente guardem esse material e o levem para receber as doses seguintes.

Nesta primeira fase da campanha, podem se vacinar:

*HPV – Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Garotas e garotas que chegaram aos 15 anos sem completar a segunda dose também podem atualizar o esquema vacinal. A vacina HPV é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de vírus, contribuindo com a redução da incidência do câncer de colo de útero, entre outros nas mulheres.

*Meningite - faixa etária para 2018 foi ampliada. Agora a vacinação é para meninas e meninos de 11 a 14 anos. Antes, apenas adolescentes entre 12 e 13 anos podiam receber a dose.

*Tríplice Viral - o esquema vacinal começa aos 12 meses. De 12 meses a 29 anos precisa ter duas doses, de 30 a 49 anos apenas uma dose.

Proteção em todas as fases da vida

Outro foco da campanha de multivacinação é a imunização contra a influenza antes da chegada do inverno. De 16 de abril a 25 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizará vacinação nas 70 salas de vacina do município. O Dia D da Campanha será no dia 5 de maio.

Podem se vacinar contra influenza pessoas acima de 60 anos de idade, gestante em qualquer período gestacional, puérperas, crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de comorbidades clínicas, trabalhadores de saúde que atuam em serviços com atendimento público; professores de escolas públicas e privadas.

Os pacientes que se enquadram nestes critérios e estiverem acamados podem solicitar a vacinação em domicílio. Os interessados devem ligar no 0800-940-1480 para cadastrar a partir do dia 16 de abril.

Cuidado com a população

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, a meta é fazer com que 95% da população seja imunizada. “É interesse da nossa administração melhorar os índices de vacinação na cidade, uma vez que os indicadores estão diretamente relacionados a uma comunidade imunizada, protegida. Por isso fica aqui o nosso apelo à população, para que compareça a uma das 70 salas de vacinação existentes na rede municipal de saúde e se imunize. O trabalho é permanente e os profissionais estão à disposição para atender a todos, em prevenção não apenas a essas enfermidades”, explicou Gladstone Rodrigues.

Com informações da SECOM - PMU