24ª Conferência Nacional da Advocacia é lançada oficialmente em Belo Horizonte

Durante a abertura da sessão do Conselho Pleno da OAB Nacional, foi realizado o lançamento oficial da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, na manhã desta segunda-feira (13), no Hotel Mercure, em Belo Horizonte

Durante a abertura da sessão do Conselho Pleno da OAB Nacional, foi realizado o lançamento oficial da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, na manhã desta segunda-feira (13), no Hotel Mercure, em Belo Horizonte.

O evento, conduzido pelo presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, e anfitrionado pelo presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, foi prestigiado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de autoridades do setores político e jurídico de Minas Gerais.

O presidente Beto Simonetti disse que "Minas Gerais é fonte fértil de aclamados juristas e personalidades que contribuíram de maneira ativa para a construção e desenvolvimento da República brasileira. E é com muito orgulho que, após 65 anos desde a 1ª Conferência Nacional da OAB, à época liderada pelo saudoso presidente Nehemias Gueiros, que celebramos a sede da nossa próxima Conferência Nacional", anunciou.

Simonetti salientou ainda que "as conferências nacionais da Ordem surgiram da necessidade de aproximar advogados e advogadas de todo o país, com a reunião de experiências particulares de cada região e para o compartilhamento da vivência comum a todos e a todas. Será uma honra estar rodeado por colegas com quem compartilho, além da profissão, o amor pelo Direito e pela liberdade!".

O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, falou sobre o privilégio de receber a diretoria da OAB Nacional e os conselheiros federais para o lançamento da 24ª Conferência Nacional da Advocacia e a realização da reunião do Conselho Pleno na capital mineira.

"Agradeço, em nome da advocacia mineira, pois estamos efetivamente em festa, por terem acolhido a nossa cidade e nosso estado para a realização da Conferência Nacional da Advocacia, o mais importante evento jurídico do país. Pela segunda vez esse evento volta para Minas Gerais, sendo que há 33 anos Belo Horizonte sediou a conferência, no período em que a Seccional Mineira era presidida pelo meu avô, Jair Leonardo", afirmou.

Sérgio Leonardo ainda destacou que a 24ª Conferência Nacional será a maior conferência de todos os tempos, ocasião em que serão debatidos importantes temas da advocacia. "Nós levaremos as missões institucionais da Ordem a finco e lutaremos pela justiça social, além de defendermos o estado democrático de direito, os direitos humanos e as liberdades que são tão caras a esse estado que tem a liberdade gravada em sua bandeira".

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou presença em novembro na abertura da 24ª Conferência Nacional da Advocacia e destacou a importância da advocacia mineira para o estado, principalmente o papel exercido pela classe na atuação como advogados dativos.

"O meu governo tem priorizado valorizar a advocacia e depois de mais de 10 anos voltamos a pagar os advogados dativos em Minas Gerais. Os advogados dativos são nomeados pelo judiciário para atuar em favor da população carente, em substituição ao defensor público, e devido a isso merece ser valorizado e pago pelo governo", afirmou.

A 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira terá como tema Constituição, Democracia e Liberdade e acontecerá no período de 27 a 29 de novembro deste ano, no Expominas, em Belo Horizonte.

Participaram ainda do evento o senador Carlos Viana; o presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, desembargador Ricardo Mohallem; além de presidentes de seccionais da OAB e diretoria do Conselho Federal.0